quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pinga-Fogo Setor Elétrico: Aneel, Coelce e Eletropaulo

Audiência discute revisão das Curvas de Aversão ao Risco para 2012/2013 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) submeteu a audiência pública proposta para primeira revisão das Curvas de Aversão ao Risco (CAR) das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste para o período entre maio de 2012 e dezembro de 2013. O período para envio de contribuições por escrito à audiência começa hoje (11/04) e termina em 20/12. 

Aneel aprova redução média de 10,8% em tarifas da Coelce 
A Aneel aprovou o índice resultante da terceira revisão tarifária periódica da Coelce - distribuidora que atende 2,8 milhões de unidades consumidoras em 184 cidades do Ceará. O efeito médio da nova metodologia é uma redução de 10,89% nas contas, a ser aplicada de forma diferenciada por classe de consumo. A empresa é a primeira a passar pelo terceiro ciclo de revistão tarifária da Aneel, aprovado em novembro do ano passado. O objetivo do ciclo, que traz novos métodos de cálculo tarifário, é promover um reajuste econômico-financeiro das concessões de distribuição de energia elétrica. A revisão deveria ter acontecido no ano passado, mas a demora na finalização da nova metodologia fez com que as tarifas fossem prorrogadas. Agora, o efeito da revisão tarifária será aplicado na mesma data do reajuste anual - que leva em conta variações de custos das distribuidoras. A tarifa final, então, resultará do efeito dos dois índices - sendo que o índice de reajuste para a Coelce será definido na próxima terça-feira (17/4). A Aneel explica que a revisão será calculada tendo como referência sua data original. O valor pago a mais pelos consumidores, durante o período de vigência da tarifa provisória, será deduzido no cálculo final do reajuste para reequilibrar as contas. 

Aneel propõe queda de 8,81% em tarifa da Eletropaulo 
A Aneel propôs redução média de 8,81 por cento a ser aplicada nas tarifas da AES Eletropaulo, dentro do processo do terceiro ciclo de revisão tarifária da distribuidora paulista. A proposta ainda será submetida a audiência pública entre os dias 12 de abril e 11 de maio antes de a Aneel anunciar o porcentual definitivo, a vigorar a partir de 4 de julho. A revisão tarifária da AES Eletropaulo deveria ter ocorrido no ano passado, mas foi adiada para 2012 porque a Aneel só definiu as regras do terceiro ciclo em novembro de 2011. As ações da AES Eletropaulo, registravam queda de 3,09 por cento, a 36,70 reais, enquanto o IBovespa estava em queda de 2,09 por cento. O terceiro ciclo de revisões da Aneel reduz, em geral, a rentabilidade das distribudioras de energia elétrica. O próprio retorno sobre o capital investido (WACC, na sigla em inglês de custo médio ponderado de capital) foi reduzido de 9,95 por cento para 7,5 por cento.

Leia também: