segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Brasil terá usinas-plataforma no Amazonas e Pará

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, encontrou uma solução para que a construção de usinas hidrelétricas não tenha grandes impactos ambientais em regiões de florestas nativas, como a Amazônia.

Zimmermann se inspirou na produção de petróleo ‘off-shore’ para encontrar a solução para a geração de energia elétrica em plena floresta. Chamadas por ele de “usinas-plataforma”, esse novo conceito consiste na construção da usina e no fechamento da mata em volta, não permitindo a construção de cidades, estradas e outras obras de infraestrutura que vão causar desmatamento na região.

A ideia é realizar o primeiro leilão para essas usinas que serão construídas na Bacia do Tapajós, no Amazonas e no Pará, já em 2011, para que elas possam entrar em operação em 2016. Zimmermann considera essa a única forma de viabilizar usinas hidrelétricas na Região Amazônica. “É nessa região que está a maior parte do nosso potencial para geração hídrica. Não podemos nos deixar de usar essa fonte de energia, mais barata, menos poluente e renovável”, explicou.

*
Confira a entrevista do secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann.
[Assessoria de comunicação MME]