quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Proteste quer adiar tarifa branca da luz

A Proteste Associação de Consumidores pediu que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adie a adoção de novo modelo de cobrança de energia elétrica, com tarifas diferenciadas de acordo com o horário. A nova modalidade está prevista para vigorar a partir de março de 2014. Para a entidade, a novidade poderá aumentar a tarifa de energia elétrica dos consumidores. "É bem possível que o consumidor passe a gastar mais", diz a coordenadora institucional da Proteste, Sônia Amaro.

Ela argumenta ainda que é necessária uma campanha para esclarecimento do assunto à população, já que existe "falta de informação" sobre como ficará a conta dos clientes. Por meio da assessoria de imprensa, a Aneel informou que "o superintendente da área técnica responsável pelo assunto disse que essa solicitação de prorrogar o prazo para implantação da tarifa branca foi recebida e está em análise" pelo órgão regulador.

Na avaliação de Sônia, a nova forma de cobrança, conhecida como tarifa branca, vai encarecer o consumo no horário de pico, entre as 18h e 21h, e que nesse horário fica difícil para as famílias economizar na luz. "É nessa hora que as pessoas estão em casa, é a hora do banho, da roupa para passar para o dia seguinte, da TV. Além disso, o consumidor terá de bancar a troca do relógio e não sabemos o quanto isso vai custar."

Segundo a Proteste, a troca dos relógios de consumo ainda não foi homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). "Isto justificaria a alteração no cronograma de implantação da medida pelas distribuidoras."

Empresa alemã na Eletrobras - A Eletrobras contratou a empresa alemã Roland Berger, com escritório no Brasil, para fazer a reestruturação da companhia, completando um processo iniciado em 2008 que pretende colocar a empresa em um padrão de governança, com boas práticas de gestão. A estatal também contratou o Banco Santander, para estudar solução para as distribuidoras estaduais que a empresa assumiu. (Jornal do Commercio)
Leia também;
Aneel aprova regulamentação da metodologia CVaR
Ajuste no grupo Eletrobras serve de exemplo a estatais
Eletrobras tenta estancar sangria de R$ 1,2 bi por ano
Única usina em leilão de energia enfrenta conflito fundiário e ação judicial