quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Aneel vai analisar caso a caso, mas não descarta revisão extra de tarifas em 2015

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Rufino, admitiu que a agência analisa a possibilidade de aplicar revisão tarifária extraordinaria para equilibrar o fluxo de caixa das distribuidoras que serão mais afetadas em 2015 por custos adicionais como a tarifa de Itaipu. “Isso vai ser analisado caso a caso. Tem distribuidora que tem um nível de exposição maior nos contratos por disponibilidade. Tem empresas do Norte e do Nordeste que não têm cota de Itaipu. Então, o impacto vai ser caso a caso. Tem empresa que tem o processo tarifário logo em fevereiro e outras que só no final do ano”, explicou Rufino.

O dirigente admitiu que a depender do valor da cota da Conta de Desenvolvimento Energético que será fixada para o ano que vem, os custos remanescentes podem impactar de maneira relevante o caixa das empresas e provocar descasamento entre receitas e despesas a partir de janeiro. No caso de Itaipu, por exemplo, o reajuste de 46% a ser pago por empresas do Centro-Sul do país não poderá ser ressarcido via CDE e só será repassado pelas distribuidoras no reajuste anual. Empresas como a Light, que tem data de reajuste em novembro, terão que arcar com esse custo durante praticamente todo o ano.

Há ainda o custo adicional da energia comprada, que também tem que ser pago pela empresa e incluído como componente financeiro somente na data-base. “Pode ser que para quem tem reajuste no fim do ano com tamanho do impacto não consiga administrar esse descasamento entre o que é o custo dela e o que a receita via tarifa”, reconheceu Rufino. (Agência Canal Energia)
Leia também:
Após crise elétrica, Aneel será reformada
O mercado de energia e o efeito Santo Antônio
Conta de luz pode ter alta extra para cobrir R$ 3 bi
Conta de luz deve subir pelo menos 18% no próximo ano
Aneel aprova resolução sobre compartilhamento de postes