sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Diretor da Aneel reforça preocupação com energia assegurada das usinas abaixo do rio Jaguari

O diretor Andre Pepitone afirmou nesta quarta-feira, 14 de agosto, que a preocupação do setor eletrico na discussão sobre o uso da água na bacia do rio Paraíba do Sul é manter a energia assegurada das usinas da cascata e garantir equilíbrio dos contratos de concessão. "Quando a gente entra na mesa para participar dessas conversas tem essa preocupação em não fazer mudanças drásticas que afetem o potencial energético das usinas", afirmou o dirigente da Agência Nacional de Energia Elétrica, ao sair do Ministério de Minas e Energia.

Ele admitiu, porém, que qualquer solução para a polêmica sobre a redução pela Cesp da vazão do hidrelétrica do rio Jaguari tem que considerar todos os setores envolvidos na questão, porque deve prevalecer o interesse público. Mas acrescentou que é necessário analisar se essa mudança de vazão não vai afetar a energia firme de outros empreendimentos que estão abaixo da usina. "Do ponto de vista do setor elétrico, nossa preocupação é sempre preservar a garantia fisica das usinas."

O diretor afirmou que a agência ainda avalia que medidas pode tomar para que a geradora paulista amplie a vazão da usina de 10 m³ por segundo para 30 m³ por segundo, conforme determinado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. Observou que é preciso cumprir todos os prazos previstos no processo administrativo aberto pela Aneel para avaliar o descumprimento da determinação do ONS pela empresa. A Cesp pode ser multada em até 2% de sua receita anual.

Reconduzido ao cargo pelo Senado, Pepitone participou de reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao lado do diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, que também teve seu mandato estendido, e do novo diretor da agência, Tiago Coimbra. A posse dos três está marcada para o próximo dia 27, na sede da Aneel. (Agência Canal Energia)
Leia também:
CEB não terá 45% de reajuste
Cesp tem lucro 85% maior no segundo trimestre
Fatura da conta de luz vai ficar cara e será paga por todos