sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mais R$ 30 bilhões em investimentos em óleo e gás

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prevê investimentos de R$ 4,07 trilhões na economia brasileira até 2017. O valor é pouco maior do que os R$ 3,98 trilhões projetados anteriormente, em outubro de 2013. O setor de petróleo e gás continua como o carro- chefe do investimento, com previsão de R$ 488 bilhões no período, ou R$ 30 bilhões a mais do que a estimativa do ano passado. Os números fazem parte da atualização do estudo Perspectivas do Investimento para o período 2014-2017, elaborado pela Área de Pesquisa e Acompanhamento Econômico do banco.

A revisão do documento incluiu investimentos em mobilidade urbana, que fazem parte do setor de infraestrutura social e inclui ainda saneamento. Segundo os técnicos do BNDES, serão investidos R$ 89 bilhões em mobilidade até 2017, valor 83% superior ao realizado entre os anos de 2009 e 2012. Ao todo, a indústria deve investir, R$ 1,15 trilhão, incluindo o setor de petróleo e gás, valor 31% superior ao estimado em outubro de 2013. Já o setor de infraestrutura responderá por R$ 575 bilhões, puxado sobretudo pelos segmentos de portos e ferrovias, contemplados pelo programa de concessões do governo.

O novo caminho do gás - Com a escassez de água nos reservatórios das hidrelétricas, o Brasil vem se tornando cada vez mais dependente de importações de gás natural para garantir o suprimento de energia. Além do contrato de 30 milhões de metros cúbicos por dia com a Bolívia, a Petrobras tem recorrido a outros mercados, por meio da compra de gás natural liquefeito (GNL), tecnologia que permite transportar o combustível em navios e caminhões. Mais caro que as outras fontes, o GNL respondeu em fevereiro por 21% da oferta de gás no país. Veja aqui como funciona este mercado.

Transporte - Pelas características especiais do gás em estado líquido, os navios usados para transportar o GNL usam tanques esféricos. O design, conhecido como Moss, é de patente norueguesa, da Moss Maritime, e cada navio pode ter de quatro a cinco tanques.

Gás vira líquido
1 O gás natural chega ao armazenamento
2 Para que passe ao estado líquido, o gás é resfriado a 161,1º C negativos e submetido a alta pressão
3 Já liquefeito, o combustível é estocado aguardando transporte
4 O gás é enviado aos cargueiros
5 O GNL é armazenado em tanques nos terminais
6 O combustível passa pelo processo de vaporização e retorna ao estado gasoso
7 Estocado, o gás está pronto para ser utilizado

TANQUES ESPECIAIS - O formato esférico é vantajoso para o transporte do gás por oferecer mais resistência estrutural e evitar que o tanque fique em contato direto com o casco do navio. Além disso, diferentemente dos cascos quadrados, não existe o efeito de sloshing, ou chacoalhamento do conteúdo dos tanques. (Brasil Econômico)
Leia também:
Elétricas ganham 67% mais com preço recorde da energia neste ano
União recorre de decisão judicial que suspendeu efeitos da Portaria 455
Investimentos em energia elétrica somam R$ 191,7 bilhões no período 2014-2017