quinta-feira, 10 de abril de 2014

Aneel proíbe participação de Chesf, Furnas, Iesul e CEEE-GT em leilão de transmissão

Por meio de um despacho publicado no Diário Oficial de quarta-feira (9), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que as empresas Chesf, Furnas, Iesul e CEEE-GT não poderão participar do próximo leilão de transmissão, previsto para 9 de maio.

Serão 13 lotes licitados para empreendimentos em São Paulo, Pará, Amazonas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Tocantins e Paraná.

A explicação da agência para a eliminação prévia dessas empresas está na demora verificada na realização de outras obras que estão sob responsabilidade dessas empresas.

Além disso, as elétricas teriam também extrapolado o número de penalidades recebidas por atraso na execução de suas obras de transmissão.

De acordo com levantamento da Aneel, a fiscalização já identificou atrasos de até 1.573 dias.

Quanto ao número de autos de infração aplicados contra as empresas, a Chesf, por exemplo, está no topo da lista, com 16 penalidades recebidas da Aneel.

Atrasos - Documento publicado no fim de 2013 pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que reúne as principais autoridades do governo para o trema, mostrou que 71% das obras de transmissão no país estão atrasadas.

Em média, as empresas responsáveis pelos empreendimentos chegam a ultrapassar a data de entrega em 13,5 meses.

O prazo supera inclusive os atrasos percebidos nas obras de geração, em que 64% das usinas estão com obras atrasadas por 8,5 meses, na média.

Leilão - O próximo leilão para escolha de uma empresa transmissora irá escolher a companhia que se comprometer a cobrar a menor tarifa para construir e operar a linha. De acordo com a agência, os investimentos previstos para conclusão dessas novas obras devem chegar a R$ 5 bilhões. As instalações devem entrar em operação de 24 a 42 meses após a assinatura dos contratos. (Folha Online)
Leia também:
Sócio muda e complica situação de Três Irmãos
O Porco e a Galinha - Política Energética Brasileira
*  Socorro para as distribuidoras será de R$ 11,2 bilhões
Renovação das concessões de distribuição ficará para 2015, diz Abradee