sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Abastecimento depende de chuvas, admite ministério

O governo mudou o tom das declarações oficiais sobre o risco de desabastecimento de energia no país. Em nota divulgada após a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner, deu explicações mais realistas sobre a segurança do sistema elétrico.

Mesmo com a certeza de que o sistema apresenta "condições de equilíbrio estrutural necessário para abastecimento do país", o secretário admitiu que tudo dependerá do fato de o cenário de chuvas não piorar daqui para frente. "A não ser que ocorra uma série de vazões piores do que as já registradas - evento de baixíssima probabilidade -, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia no país em 2014", disse.

O técnico esclareceu ainda que o "sistema elétrico está atravessando situação conjuntural desfavorável em termos climáticos". Segundo o governo, há "sobra" de energia para 2014, que conta com previsão de carga de 67 mil megawatts médios. "Considerando o risco de déficit de 5%, há uma sobra de 6,2 mil MWmed, equivalente a 9% da carga prevista", disse Grudtner. (Valor Econômico)
Leia também:
A argentinização do setor elétrico
Incertezas nas distribuidoras da Eletrobras
Governo admite risco de apagão, mas 'baixíssimo'
´Cobertor curto para todos os lados´, diz Miriam Leitão sobre setor elétrico