O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Dortizefe Rufino, disse ontem que as possíveis fragilidades no sistema elétrico que tenham causado o apagao na região Nordeste serão apuradas e os agentes responsáveis por falhas receberão sanções. Rufino esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília, para reunião fechada com o presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).
Segundo o parlamentar, durante a reunião, o diretor da Aneel garantiu que os consumidores que tiveram prejuízos decorrentes da falta de energia serio indenizados, Perguntado se o fato de o incidente ter sido causado por um incêndio poderia isentar a culpa das operadoras, Rufino não quis adiantar uma avaliação.O incêndio pode ter várias origens, Isso será objeto de uma apuração mais detalhada, afirmou. Aconteceu uma falha. Agora, se a falha revela alguma fragilidade, alguma falha de operação, algum defeito de processo de restabelecimento da energia, Isso será objeto dessa verificação que será feita", disse.
É preciso reforçar o planejamento
A complexidade da rede de transmissão do sistema nacional é cada vez maior devido ao grande número de circuitos e interligações. Ele está sob a coordenação permanente do ONS mas às vezes prega sustos? como os chamados "apagões", que ocorrem em situações de uso intenso da rede. O problema de ontem seguiu esse roteiro. Os reservatórios do Nordeste estão atingindo ura estado crítico de segurança e é necessário reduzir o uso das Mdrelétricas locais. A única forma é despachar ais térmicas no Nordeste e buscar energia de outras regiões. sso estava sendo feito quando uma "queimada"segundo primeiros relatos fez com que um circuito importante fosse desligado, sobrecarregando outros, que se deslíga-ram para proteger os equipamentos.A pergunta que se faz é como melhorar a segurança e evitar os indesejados apagões? Colocar mais circuitos aumenta a confiabilidade do sistema, mas cus: ta mais caro - e a conta acaba no bolso do consumidor. Encontrar o ponto de quilíbrio entre mais monitoramento, controle dos ativos existentes e a buscapor novos reforços é a saída. Para isso é preciso planejamento para mais segu-rança e novos padrões de atendimento, PRESIDENTE QA CONSULTORIA THYMOS ENERGIA
Apagões de Lula e Dilma superam de FHC, diz Aécio
O pressdente do PSDB e pré-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), usou o novo apagão na Região Nordeste para fazer o que o governo do PT mais gosta: comparar as administrações de Lula e de Dilma Rousseff com as do tucano Fernando Henrique Cardoso, Só que, agora, para dizer que o PSDB está em vantagem. Segundo ele, somados os dez últimos apagões, 0 tempo em que o País ficou sem energia já é maior do que o racionamento de 2001. "Esse foi 0 décimo apagão do governo do PT. Somados, cer tamente são maiores do que o que tivemos lá atrás", atacou. "Não existe essa palavra no governo federal hoje: planejamento. E esses apagões sucessivos e agora gravíssimos que ocorrem no Nordeste e poderão ocorrer no futuro são responsabilidade exclusiva de ausência de gestão." Segundo Aécio, os apagões comprometem a imagem de boa gestora da presidente Dilma. (O Estado de S. Paulo)
Leia também:
* Fogo causa 9º apagão de Dilma