Executivos das associações empresariais do setor elétrico devem se reunir no próximo dia 10 de julho para definir a indicação de um membro titular e de um suplente para participar das reuniões do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. O convite foi formalizado pelo Ministério de Minas e Energia no ultimo dia 21 de junho, em correspondência enviada à Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, e atende a pedido feito ao ministro Edison Lobão por representantes dos segmentos de geração, distribuição, comercialização, transmissão e consumidores de energia elétrica.
O diretor de Relações Institucionais da Abraceel, Maurício Correa, explicou que a forma como essas associações serão representadas ainda vai ser discutida, mas a ideia é de que o representante dos agentes acompanhe os encontros do CMSE e faça um relato das discussões aos demais integrantes das associações. A cada nova reunião do conselho, o MME deverá enviar formalmente um convite aos agentes do mercado responsáveis pela indicação do profissional que irá participar em nome do conjunto das associações.
Correa destacou que o gesto do ministério foi muito bem recebido pelas entidades do setor. "É muito importante que o setor possa acompanbar as discussões do CMSE, que são de elevadíssimo nível técnico", explicou o executivo à Agência Canal Energia. Formado por representantes do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica, Agência Nacional do Petróleo, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Empresa de Pesquisa Energética e Operador Nacional do Sistema Elétrico, o comitê se reúne periodicamente em Brasília para acompanhar e avaliar questões relacionadas à segurança operacional do setor elétrico.
A convite do ministro, o presidente executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, já havia participado da última reunião do CMSE, que aconteceu no dia 12 de junho no ministério. Na ocasião, Medeiros, reforçou o pedido das associações ao ministro Lobão. (Canal Energia)
Leia também:
* Opinião: Uma luz sobre o PIB