O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta terça-feira, 15, às 10 horas, o Comunicado do Ipea n° 77: Energia e meio ambiente no Brasil. Parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro, o estudo apresenta questões como oferta interna e padrão de consumo energético brasileiro. A pesquisa traz a análise da matriz energética brasileira, os percentuais de energia renovável e não renovável, o perfil do consumo energético brasileiro, além de projeções do consumo e investimentos futuros em energia. A geração de energia a partir de fontes alternativas, como a eólica, biomassa e solar, também faz parte do comunicado. O estudo ainda trata do consumo energético residencial, nos transportes e na indústria brasileira.
O Comunicado n° 77 será apresentado no auditório do Ipea em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, subsolo). Os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Antenor Lopes e Gesmar Rosa farão a apresentação do comunicado. Durante a entrevista coletiva, transmitida on-line para todo o Brasil, jornalistas terão suas perguntas respondidas pelos pesquisadores.
Série
O Comunicado faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, dentro da instituição, de Eixos do Desenvolvimento Brasileiro: Inserção internacional soberana; Macroeconomia para o desenvolvimento; Fortalecimento do Estado, das instituições e da Democracia; Infraestrutura econômica, social e urbana; Estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; Proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e Sustentabilidade ambiental.
Nesse primeiro conjunto de textos, exploram-se questões como as opções brasileiras em termos de energia que respeitem as limitações ambientais nacionais e globais e instruam o debate em torno do que fazer para expandir a produção energética; o aproveitamento, valorização e a conservação da riqueza de biodiversidade; políticas públicas voltadas para a questão ambiental; a importância de uma legislação adequada que indique os caminhos a percorrer: mudanças climáticas; geração de empregos “verdes”; entre outras.
A série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano faz uma análise de diversos setores relacionados ao meio ambiente no Brasil. E busca servir como uma sistematização e reflexão sobre os desafios e oportunidades do tema meio ambiente, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crítico necessário à tomada de posição frente aos desafios da sustentabilidade ambiental.
Comunicados
O livro Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano, cujos capítulos deram origem aos comunicados da série, contém mais 14 capítulos sobre outros temas relacionados ao meio ambiente no Brasil. Dentro da série, ainda serão divulgados comunicados sobre biodiversidade, políticas públicas de meio ambiente, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), direito ambiental, emprego verde e sustentabilidade na construção civil.
Confira os próximos comunicados da série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano:
17/2 – Biodiversidade (Brasília), 22/2 – Comércio internacional (Brasília), 23/2 – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, MDL (Rio de Janeiro), 24/2 – Direito ambiental (São Paulo) (Assessoria de Comunicação IPEA)