O mais antigo diretor da Aneel em atuação, Edvaldo Santana, deixará o cargo no órgão regulador. Santana sai três anos antes do fim do seu mandato, que vai até dezembro de 2013. Segundo informações da agência, ele já decidiu que deixará o órgão regulador, mas ainda não informou a data para a saída.
O EnergiaHoje apurou que o diretor estaria interessado em ir para o setor privado. Algumas fontes dão como certa a contratação de Santana para a presidência da Abraceel, cargo que está vago desde agosto deste ano, quando Paulo Pedrosa deixou a associação para assumir a presidência da Abrace.
A Abraceel prefere não comentar o assunto. “O Edvaldo é um dos maiores especialistas do setor elétrico brasileiro. O trabalho dele honra qualquer empresa pública ou privada. Mas a única pessoa que pode falar sobre esse assunto é ele mesmo”, disse nesta quarta-feira (20/10) o presidente interino da entidade, Maurício Corrêa.
Santana teria sido sondado pela Abraceel e outras associações do setor, interessadas em contratá-lo. As sondagens, no entanto, não teriam avançado para o nível de negociações porque ele ainda responde como diretor da Aneel e deve seguir o código do servidor público.
Outra associação que poderia se interessar pelo diretor da Aneel é a Abradee, que ainda não escolheu o presidente que irá substituir Luiz Carlos Guimarães. A entidade procura um nome que tenha uma boa circulação no setor elétrico e no Congresso Nacional.
Edvaldo Santana está na diretoria da Aneel desde 2005 e havia sido reconduzido ao cargo no fim do ano passado. Ao deixar a agência, ele terá que cumprir quarentena de 120 dias antes de assumir qualquer cargo no setor privado (EnergiaHoje)