quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ANEEL aprova Audiência Pública sobre leilões de energia existente

A Diretoria da ANEEL aprovou na última terça-feira (26/10) a instauração da Audiência Pública nº 047/2010, que tem como objetivo obter contribuições para regulamentar o processo de cálculo dos montantes de reposição e contratações adicionais dos agentes de distribuição, para fins de estabelecimento da demanda total a ser considerada nos leilões de energia existente "A-1".

A Audiência é apenas por intercâmbio documental e o período de contribuições vai de 28/10/2010 a 12/11/2010. As contribuições podem ser enviadas para o e-mail: ap047_2010@aneel.gov.br.

** Leilão de fontes alternativas tem resultado homologado pela Agência
O resultado do Leilão de fontes alternativas (07/2010) foi homologado pela ANEEL em reunião de diretoria ocorrida na última terça-feira (26/10). O certame realizado em São Paulo no dia 26 de agosto deste ano tratou da contratação de energia proveniente de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas eólicas e termelétricas movidas à biomassa.

A duração dos contratos para a energia negociada pelas PCHs é de 30 anos, para as usinas de biomassa e eólicas a duração é de 20 anos. O início de suprimento das usinas será em 1º de janeiro de 2013. Veja aqui o aviso de homologação e adjudicação do certame que será publicado no Diário Oficial da União (DOU). O leilão foi realizado pela ANEEL e operacionalizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) via Internet.

** ANEEL autoriza empresas a atuarem como Produtoras Independentes de Energia
A empresa Hidrelétrica Cachoeira do Miné S.A (Cachoeira do Miné) foi autorizada pela ANEEL durante reunião da Diretoria Colegiada desta terça-feira (26) a atuar como produtora independente de energia elétrica (PIE), mediante a implantação e exploração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Cachoeira do Miné. A PCH, localizada no município de Uberlândia (MG), tem capacidade instalada de 16.020 KW.

E a empresa Hydro Kuhlemann Geração Ltda. também foi autorizada a estabelecer-se como produtora independente de energia elétrica, mediante a implantação e exploração da Pequena Central Hidrelétrica Karl Kuhlemann (e do seu sistema de transmissão de interesse restrito). A PCH tem 1.750 kW de capacidade instalada e está localizada no Município de Presidente Getúlio (SC). (Fonte: Aneel)
.
Leia também: