quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil é exemplo em energia renovável

Ainda há muito o que melhorar, mas fica claro que o Brasil é um exemplo a ser seguido quando o assunto é energia renovável. No Fórum Nordeste 2010, o palestrante Frederico Robalinho, presidente do Conselho de Administração Brazil Energy S/A, expôs dados que mostram o porquê da boa referência brasileira. “O Brasil tem uma matriz energética limpa, com 88% da nossa geração de energia sendo considerada dessa forma.

No grupo dos países em desenvolvimento, o Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), apenas nós deixamos de figurar entre os dez primeiros países do mundo no que diz respeito à poluição. Somos o 17° lugar no ranking”, assinalou. A comparação com as potências EUA e China é quase um “massacre”. Os dois constam como os maiores poluidores do planeta. O primeiro tem uma percentagem de 91% em relação à energia não renovável, embora haja uma tendência de aproveitamento do sistema energético solar e geotérmico na Califórnia, maior estado em número de veículos. Já os chineses têm 81% de sua energia composta pelo carvão exponencial, mas estão passando a investir em energia eólica e solar. Em números globais, os EUA correspondem a 22% da energia mundial e a China fica com 17%. Ambos têm de 20 a 30 cidades entre as maiores poluidoras do mundo. Os brasileiros respondem por apenas 2% da matriz energética mundial.

A Brazil Energy S/A serviu de exemplo prático a respeito de mudanças programáticas em função do cenário energético e ambiental. O grupo assumia uma postura de investir prioritariamente na energia térmica. Há dois ou três anos eles resolveram se adaptar a nova realidade - necessidade - de desenvolvimento sustentável e fomentam seu sistema através da biomassa e hidroeletricidade. (Folha de Pernambuco)

Leia também:
Arrecadação de encargo de energia deve crescer 70% de janeiro a maio, revela Abrace
Voltar