terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Minuta de PEC que autoriza iniciativa privada na área nuclear será entregue esta semana

O presidente da Associação Brasileiro pelo Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan), Antônio Muller, confirmou ontem segunda-feira (18) que deverá ser entregue ainda esta semana para o governo a minuta de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que abre o setor nuclear brasileiro para a iniciativa privada.

Muller informou antes de realizar uma palestra no Seminário Nacional de Energia Nuclear, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, que a entrada de agentes privados é fundamental para garantir mais investimentos no setor, caso se concretize a proposta de construir mais usinas nucleares nos próximos anos no Brasil.

O presidente da Abdan também ressaltou a importância de voltar a investir na indústria nacional nuclear, que acabou se desmobilizando com as paralisações de obras como a de Angra 3.

A minuta da PEC foi elaborada pela Abdan em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Indepententes de Energia (Apine). Caso seja aceita pelo governo, precisará ser votada no Congresso Nacional. [Setorial News]