quinta-feira, 29 de maio de 2014

Não há previsão de novo empréstimo ao setor, diz EPE

O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, disse nesta quarta-feira (28), que não ainda existe previsão de novo empréstimo para as distribuidoras de energia. O empréstimo bancário oferecido ao setor foi de R$ 11,2 bilhões para todo o ano de 2014. Agora, sobram apenas R$ 2,3 bilhões.

"A situação está sendo acompanhada, achamos que não há problema. Se aparecer algum, a gente vê qual será a solução", disse.

O presidente da EPE (empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia) afirmou também que as geradoras ainda não fizeram qualquer pedido formal para receber ajuda do governo. (Folha de S. Paulo)

Menor geração hidrelétrica é risco do gerador, diz secretário 
A atual redução da geração hidrelétrica que tem elevado gastos de algumas geradoras é um risco desse negócio e o governo federal não deverá ajudá-las, disse o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia nesta quarta-feira.
"Isso das geradoras é risco do investidor, não pode ser risco do consumidor", disse o secretário Altino Ventura, no evento Fórum de Debates Brasilianas, ao reafirmar que o governo federal não pretende ajudar essas companhias.

Em momento de baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, a geração hidráulica está sendo reduzida por ordem do Operador Nacional do Sistema (ONS) para poupar água nas represas. Diante disso, algumas geradoras que não tem energia descontratada estão expostas a contratar energia cara no curto prazo para cumprir contratos.

Os gastos do ano podem ficar entre 13 bilhões e 24 bilhões de reais, segundo estimativas do mercado.

Fonte do governo já havia afirmado à Reuters, na semana passada, que o governo não avaliava ajudar as geradoras depois de já ter desembolsado bilhões para socorrer as distribuidoras. (Reuters)
Leia também:
Petrobras e Cemig põem fim a gasoduto
EPE marca leilão para entregar energia em 2017
Dilma garante que não haverá racionamento de energia