sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

MME supera metas do setor elétrico e avança em todas as áreas em 2014, afirma Lobão

O Ministério de Minas e Energia (MME) superou a maioria das metas estabelecidas para o setor energético brasileiro em 2014, conforme o balanço de atividades promovido na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, em reunião presidida pelo Ministro Edison Lobão, com a participação dos secretários setoriais, técnicos e assessores do Ministério.

No setor elétrico, de acordo com relato do Secretário Ildo Grüdtner, foram adicionado quase 7 mil MW de geração de energia elétrica no ano, superando a meta definida para 2014, de 6 mil MW. Em transmissão, foram concluídos 8.071 km de novas linhas, também acima da meta para o ano, de 6.813 km. Ainda se destacam nessa área as ações do grupo de trabalho da Copa do Mundo, que garantiram o atendimento com segurança para os jogos, monitorando as obras de distribuição para o torneio, com a realização de 27 inspeções técnicas e 35 inspeções em estádios e aeroportos.

Na área de petróleo e gás, os destaques foram a aprovação da 13ª rodada de licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás natural e os sucessivos recordes de produção. Em sua exposição, o Secretário de Petróleo e Gás, Marco Antonio Martins Almeida, afirmou que a produção média de petróleo e LGN alcançou 2,309 milhões de barris/dia no ano até outubro, e a produção média de gás natural foi de 86,2 milhões de m³/dia no mesmo período.

O Ministro Edison Lobão comemorou os resultados e destacou a atuação dos secretários e técnicos. Ele disse que, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo setor elétrico neste ano, como a hidrologia desfavorável, o MME teve um desempenho notável, graças ao empenho e à capacidade de seus técnicos, garantindo o sucesso das ações e a segurança energética.

“Foram conquistas significativas, e outras virão. Quando se tem confiança no que se faz, chegamos aos objetivos, e sempre chegaremos com a segurança que o interesse nacional exige”, afirmou o Ministro.

O Secretário de Geologia e Mineração, Carlos Nogueira, apresentou as ações de sua área em 2014, como a obtenção de autorização junto à ISBA para pesquisar e explorar recursos minerais em águas internacionais, na Elevação do Rio Grande. Ele também citou os trabalhos para criação de regras do uso de remineralizadores na agricultura.

O Secretario de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Altino Ventura, apontou os trabalhos realizados ao longo deste ano para promover os diversos leilões de compra de energia, com a publicação das garantias físicas dos empreendimentos. Os estudos promovidos nessa área e os boletins setoriais publicados ao longo do ano, a conclusão do PDE 2023, e a apresentação dos estudos do PNE 2050 também mereceram destaque.

Após as exposições, o Secretário-Executivo Márcio Zimmermann parabenizou a equipe do Ministério, que conseguiu tomar decisões acertadas e responsáveis mesmo em um ano com poucas chuvas.

“Quando somamos todas as ações feitas e os cuidados tomados, pensando em longo prazo, e se monta uma equipe como a do Ministério, conseguimos atravessar com tranquilidade todos os desafios que tivemos neste ano. Esse é um setor que nunca para de ter desafios, mas sabemos que nossa equipe está preparada para isso”, afirmou.

No encerramento da reunião de balanço, o Ministro Edison Lobão congratulou os integrantes da Pasta e lembrou que as previsões pessimistas feitas ao longo do ano não se concretizaram.

“Este ano foi dramático para a ação do Ministério no setor de energia elétrica. Propalou-se um pessimismo doentio sobre a situação energética do Brasil. Os chamados especialistas, muitos dos quais se limitaram a criticar o que havia sido feito, afirmavam que caminhávamos para o desastre, para o desconhecido e inaceitável. Estamos chegando no dia 31 de dezembro sem que as tragédias anunciadas e, talvez até desejadas por alguns, tenham ocorrido”, afirmou Lobão. (Ascom - MME)
Leia também:
Déficit da CDE pode chegar a R$ 3 bilhões
Distribuição de energia quer reajuste extraordinário
Dezembro encerra o ano teste das bandeiras tarifárias
Elétricas vão pedir em janeiro reajuste adicional de tarifas
Consumidores vão pagar mensalmente por uso de energia de termelétricas