quinta-feira, 23 de maio de 2013

Hidrelétrica atrasada poderá ser devolvida

Uma emenda à medida provisória 605/2013 abre a possibilidade de os investidores de nove projetos de usinas hidrelétricas --licitadas há mais de dez anos e que nunca saíram do papel-- devolverem à União as concessões e desistirem do negócio.  A maior parte dos empresários afirma que a solução não é a ideal. Em um cenário de demanda crescente por energia, querem manter a construção após anos discutindo licenças ambientais. 


Os empresários dizem que alguns projetos estão em fase final de licenciamento. "Fizemos os investimentos e as adaptações que foram pedidos", afirma Cristiano Amaral, vice-presidente da associação dos investidores em autoprodução de energia. 

Se as concessões forem devolvidas, a União poderá voltar a licitar os ativos. 

Para os investidores, o ideal seria adotar a solução proposta em outra emenda, retirada do relatório. Ela estabelecia a contagem do prazo de concessão, de 35 anos, a partir da licença prévia (que atesta a viabilidade ambiental do projeto). 

O relatório da MP foi aprovado na semana passada pela comissão mista. O plenário da Câmara poderia votar o texto ontem, o que não ocorreu até a conclusão desta edição. O texto depois segue para o Senado e para sanção presidencial. 

As usinas podem somar quase 2.000 megawatts (MW) de capacidade, o suficiente para abastecer cerca de 3 milhões de residências. Os investimentos para construção chegariam a R$ 10 bilhões, diz a associação. 

Os projetos ainda não têm licença prévia, o que era permitido em licitações anteriores a 2004. Caso a MP seja aprovada com a emenda, o prazo para devolver as concessões será de 30 dias após a publicação do texto. Haverá restituição das garantias de cumprimentos das obrigações do contrato. (Folha de S. Paulo)
Leia também:
Jirau acusa diretor da Aneel de tomar decisão 'sem lógica'
Risco regulatório pressiona os agentes do setor, afirmam associações
Governo espera que Congresso Nacional vote MP 605 antes do fim do prazo