quinta-feira, 9 de maio de 2013

Conta de luz menor para quem economizar entre 18h e 21h

BRASÍLIA - A partir do próximo ano, a conta de luz ficará mais barata para consumidores que economizarem energia no horário de pico, entre 18h e 21h. A chamada "tarifa branca" valerá para residências, comércio e outros consumidores de baixa tensão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicará até 6 de agosto a regulamentação da norma, com os critérios de aplicação para audiência pública. A tarifa diferenciada foi instituída em novembro de 2011, mas só agora o seu uso está sendo normatizado. 

Os consumidores que resolverem aderir à tarifa diferenciada terão que trocar seus medidores de energia, que são mecânicos, por outros eletrônicos. A Aneel está propondo que as empresas distribuidoras comprem estes medidores, mas depois este custo será repassado às tarifas. A proposta inicial era de que o custo fosse repassado aos consumidores individualmente, mas ficaria muito caro e uma grande parte dos usuários não teria condições de adotar o novo sistema de tarifas. 

PRAZO DE 30 DIAS - Para o consumidor que quiser aderir à tarifa branca trocando o sistema, o prazo para a mudança é de 30 dias, a partir da solicitação feita à distribuidora. Quando for a primeira ligação do consumidor, a empresa terá cinco dias para atender os consumidores residenciais urbanos (três dias para vistoria e dois dias para a ligação) e dez dias para consumidores residenciais não urbanos (cinco dias para a vistoria e cinco dias para ligação). 

A tarifa branca terá três horários de consumo, sempre oferecendo os valores mais baratos nos períodos em que o sistema é menos utilizado pelos consumidores. Será opcional e caso o consumidor não pretenda modificar seus hábitos de consumo, a tarifa convencional continuará disponível. (O Globo)
Leia também:
Quatro térmicas serão desligadas no sábado
Proposta prevê que custo da instalação do medidor será da distribuidora
Mudanças exigidas pelo ONS elevam previsões de gastos da AES Tietê