A Comissão de Minas e Energia aprovou em 12/5, a realização de audiência pública para pedir esclarecimentos sobre o mega-apagão, sobre as razões que levaram a ANEEL a aplicar multa de R$ 53,7 milhões e quais as providências tomadas para sanar as deficiências e fortalecer a confiabilidade do setor elétrico e evitar que estes eventos voltem a se repetir.
A audiência pública foi requerida pelo deputado Eduardo Sciarra (DEM/PR), argumentou em requerimento que os prejuízos foram imensos, mas o pior é que se comprovou que o nosso sistema elétrico é frágil. O País não pode conviver com dúvidas sobre a confiabilidade deste sistema, especialmente num momento de crescimento econômico e portanto de aumento de demanda. O colegiado desta comissão deve conhecer em profundidade as causas reais do apagão.
De acordo com o deputado, a ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil sempre foi a responsável pela área de energia do governo. Quando o mega-apagão aconteceu, Dilma quis descaracterizar a situação, dizendo que a causa da pane teria sido problema metereológico. “Hoje temos a informação de que isso não é verdade. Houve falhas na manutenção na rede de transmissão, tanto que a ANEEL multou Furnas por causa do apagão”, afirmou Sciarra.
“O consumidor, a sociedade e as indústrias não podem ficar à mercê de uma situação como essa, pois o sistema de energia elétrica é primordial em qualquer país. O que realmente queremos é exercer o nosso papel de acompanhar e fiscalizar as ações do Executivo e esclarecer a sociedade sobre a confiabilidade do nosso sistema elétrico”, concluiu.
Para tanto que sejam convidadas as seguintes autoridades o Sr. Carlos Nadalutti Filho - Presidente da Eletrobrás Furnas e o Sr. Nelson Hubner - Diretor-Geral da ANEEL. A audiência pública aprovada será marcada oportunamente e a respectiva data será informada neste blog. (http://inforlegis.blogspot.com/) (InforLegis)
Leia também:
Elétricas vão "pagar" por falta de luz
CMA debaterá em audiência a proposta que regulamenta implantação de equipamentos urbanos
Voltar