segunda-feira, 7 de maio de 2012

Brasil é um dos países de acesso mais difícil ao mercado livre de energia


Em toda a América Latina, o Brasil é um dos países onde é mais difícil atingir o limite para um consumidor de energia entrar no mercado livre, ou seja, poder escolher seu próprio fornecedor, segundo a Abraceel (que reúne comercializadores do setor).


Só indústrias que demandam acima de 3 MW podem contratar energia de qualquer gerador e, portanto, buscar preço e condições favoráveis.

Existem também situações especiais para quem consome acima de 0,5 MW, mas são restritas a fontes limpas incentivadas pelo governo.

Há países na Europa em que o volume de demanda exigido é tão baixo que o mercado livre fica acessível até ao consumidor residencial.

"É como poder escolher o fornecedor de telefonia", diz Reginaldo Medeiros, da Abraceel, que acredita ser possível levar o mercado livre também às residências no Brasil.

"Defendemos que isso ocorra no futuro. Para a Aneel, seria melhor deixar as empresas competirem entre si para baixar o preço", diz.

O ambiente livre, entretanto, ainda é desconhecido da população, segundo Paulo Toledo, da comercializadora Ecom Energia. "O setor decidiu lançar uma campanha."

Além da campanha de comunicação para atrair empresas que ainda não participam do mercado livre, associações ligadas ao setor discutem com o governo mudanças regulatórias. Uma das sugestões seria reduzir o limite para que mais empresas ingressem.

"Se um dia o residencial vai poder comprar energia no mercado livre eu não sei. Mas ele deve aprender que, se mais indústrias puderem usar esses benefícios, pode haver uma redução no preço de produtos que ele consome", diz Cristopher Vlavianos, da comercializadora Comerc. (Folha de S. Paulo)


Leia também:
* TCU dá novo prazo para definição sobre concessões do setor elétrico
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: Aneel, Eletropaulo e Light
* Brasil terá de investir 2,6% do PIB para ampliar setor elétrico
* TCU reconhece falha formal em decisão da Aneel e recomenda maior rigor na definição de normas